Tipos de Chapéus!

Apesar dos(as) brasileiros(as) não terem muito costume de usar chapéus, a peça é fundamental, principalmente num país quente como o nosso, para proteger a pele do sol no verão. Mais do que fundamentais para proteção, não só como neste verão e nos outros os chapéus serão fundamentais para complementar o visual, dando uma cara mais atual nos looks!

Existem diversos tipos de chapéus e vários deles vêm bem a calhar com o clima de verão, principalmente quando confeccionados em palha e outras fibras levesNeste post, vou mostrá-los, assim como as diferenças entre eles. Vamos lá?

Os chapéus no estilo Floppy são os queridinhos! Têm a aba bem larga e maleável. É extremamente feminino. Tem um ar descontraído, mas ao mesmo tempo elegante e combina bastante com saias e vestidos esvoaçantes, assim como comprimentos longos. Vão muito bem com óculos de sol grandões. Os com listras são a cara do Verão 2012.

Os tradicionais chapéus Panamá são feitos de palha e têm uma fita em volta da copa. A aba é média e reta. O modelo agrega um toque masculino ao look, por isso, fica muito legal com oxfords, calça ou shorts boyfriend ou peças de alfaiataria (não sendo restrito somente a este visual).

Fedora é o modelo mais clássico e difundido de chapéu, mais conhecido nas versões em feltro, como “chapéu de mafioso”. Tem aba média e inclinada (mais baixa na frente e alta atrás), o que o difere do modelo Panamá, que também possui depressão na copa. Para o verão, prefira os modelos de palha e outras fibras leves, que são mais fresquinhos e quebram um pouco do ar masculino que este modelo carrega. Se não quiser quebrar o paradigma, use com jeans skinny, camisas e coletes de alfaiataria.

Veja alguns looks com esses chapéus:

O Clochê é um chapéu super feminino, com a aba decrescente e a copa bem ajustada. Carrega uma atmosfera retrô (1920′s) muito forte, por isso, combina com looks bem meigos e delicados, como vestidinhos acinturados acompanhados por clutchs, estampas como poás, florais, entre outros. No verão, deixe os de feltro de lado e prefira os de palha.

Os chapéus de Cowboy têm uma depressão no centro da copa (que é mais alta) e abas largas, necessariamente curvadas nas laterais (característica marcante do modelo). Eles não precisam ser excluídos do verão, ainda mais quando confeccionados em materiais e estilos que combinam com a estação (e tiram um pouco daquela “cara country” do item). O interessante é criar justamente um look inesperado com eles, que fuja do clichê rodeio/festa junina.

O modelo Bowler (ou Derby), conhecido em português como “Chapéu-Coco”, tem a copa alta e totalmente redonda, com as abas curvadas para cima. O modelo é bem masculino… e é aí que está a graça! Use com vestidinhos curtos e soltinhos, saias longas, shortinhos jeans… O contraste do modelo com as vestimentas dará conta de criar um look bem interessante!

Os chapéus “Boater, populares nos 1940′s e 1950′s, são tradicionalmente masculinos, leves para o verão, feitos de palha, criados anteriormente para passeios de iate, barco à vela e remo. Têm a aba proporcional e reta, assim como o topo da copa. São perfeitos para criar looks inusitados para os dias quentes de verão, com uma boa dose de clima preppy e retrô. Estão super em alta atualmente!

Vejas mais alguns looks com os chapéus acima:

DICAS

E vale lembrar que chapéus sempre caem melhor ao ar livredurante o dia, mas atualmente ninguém vai te matar se você entrar em um shopping com um deles, ou seja, não é preciso retirá-los sempre que entrar em um local fechadoMas é aconselhável usar somente até o escurecer, lembrando o motivo pelo qual eles foram criados: para proteger do sol!

E se você for muito alta, é melhor optar por um chapéu tão grande quanto você. A mesma coisa para o caso de você ser mais baixinha. Fique atenta também ao formato do seu rosto. Os chapéus mais quadrados e angulosos ficam melhores em rostos mais redondos (e vice-versa).

Beijokas, ♥

(Via)

Advertisements

Gostou deste post? Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s