O que é o teatro e a sua origem.

(Está imagem fora reproduzida por mim. Se for pegar ou usar em algum lugar, por favor dê os créditos. Obrigada!)

Vocês sabem que o blog é uma “mistureba” de tudo, não é? Além de trazer coisas sobre moda, filmes, séries quero trazer também coisas legais para vocês, mais sem ser que fique chato, é claro! E hoje eu trouxe algo que eu adoro, teatro, sim isso mesmo que você leu. Eu já fiz por algum tempo e ainda este ano vou retornar a fazer de novo (vou contar a minha experiência aqui no blog se vocês quiserem). E é por este motivo que eu vou falar um pouco sobre ele e a sua origem! Confiram:

O que é o teatro?

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

Qual é a origem do teatro?

A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais (associados à caça, colheita, morte, etc.), danças, imitações de animais, culto aos deuses e práticas lúdicas. Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho. Na celebração da colheita de uvas (vindima) havia música, dança e apresentações do ditirambo. O ditirambo era um hino cantado e representado por um coro fantasiado. O teatro passou a ser não só o local físico para onde o público se deslocava para ver as cerimônias como as próprias representações, que aos poucos foram adquirindo a forma teatral com a introdução de histórias sobre os grandes heróis gregos. No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

Eu espero que todos tenham entendido e que não tenha ficado chato de ler, fiz um resumo do resumo, hihih! Aos poucos eu vou falando de mais coisas sobre o teatro e tudo o que o envolve! Eu sei que tem pessoas que não curtem muito este tipo de post, mais o blog é diferente e quero também ensinar coisas legais para vocês!

Não se esqueçam de mandar suas sugestões de posts e comentar! E ah, curtam a fan page do blog lá no facebook, sigam-me no twitter e também sigam o twitter oficial do blog para ficar por dentro das novidades, e mais: não se esqueçam de me seguir no instagram, hihih!

Mais uma vez: obrigada por tudo pessoal,

3 thoughts on “O que é o teatro e a sua origem.

  1. Pingback: Week 5 ♥ | Camafeu da Lia

Gostou deste post? Comente!

