5 livros que você precisa ler!

Para os amantes da literatura decidi fazer um top cinco com os livros que eu já li, hihih! E não, não posso decidir qual é o meu preferido dentre eles! Eu sei que sempre deixo um pouco de lado essa categoria aqui no blog, que eu trago mais fanfics do que livros para vocês, mais prometo atualizar mais vezes com livros, sério!

E os livros da vez são: Romeu e Julieta (Peça teatral), O Caçador de Pipas, Capitães de Areia, A Mulher do Vizinho e Água para Elefantes. Como vocês podem ver a maior parte dos livros que citei tem versões de filmes, hihih, depois posso fazer um post falando sobre eles! Agora chega de enrolação e vamos saber mais!

Água para Elefantes

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 

O livro sempre é mais recheado de detalhes que o filme, sempre! Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Romeu e Julieta (Peça Teatral)

Sinopse: Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

Por mais que seja trágica a estória de Romeu e Julieta quem nunca quis viver e ter por um segundo o amor deles? Eu recomendo que leiam o livro em modo de peça teatral, por que é ótimo e tem poucos detalhes, no que ajudam a fluir melhor a nossa imaginação, é como se fossemos os personagens, nossas emoções em cada capítulo lido!

O Caçador de Pipas

Sinopse: Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos e não é por este motivo que você deve lê-lo, mais sim pela a estória que passa uma mensagem bonita e é ótima para refletir sobre tudo.

A Mulher do Vizinho

Sinopse: Crônicas, contos e relatos elaborados dentro da mais apurada técnica de ficção: episódios, incidentes, reminiscências, reflexões, encontros e desencontros apresentados com rica inventiva, como se o próprio leitor participasse – nisto residindo o seu maior fascínio. Um gênero literário exclusivo de Fernando Sabino: sob a aparente singeleza, transparecem o humor, a ironia, às vezes o espírito satírico – mas sobretudo a solidária sensibilidade do autor para o que há de delicado ou divertido nas criaturas.

O autor Fernando Sabino mostra com bastante humor o cotidiano no livro, q que acontece ao nosso redor nunca se passa em branco, cada detalhe é importante. É o tipo de leitura que transforma uma viagem de metrô ou um passeio pelo centro da cidade num exercício de percepção!

Capitães de Areia

Sinopse: O loiro Pedro Bala, surpreendentemente rápido, o que justifica seu codinome; Pirulito, constantemente obcecado com a purificação dos pecados; o sensual Gato, que acalenta o desejo de se transformar em cafetão; e Professor, o amante das letras, assim como os demais membros do grupo, são desenvolvidos com maestria pelo autor, que aprofunda sem hesitar o perfil de cada um. Dora é a única personagem feminina que se sobressai, pois é o ponto de contato deste universo masculino com a esfera feminina; por uns, é vista como irmã, por outros, é a imagem maternal. Para Pedro Bala ela é a mulher ideal, sua amada. Percorrendo as ruas da cidade e o caminho do mar, os Capitães da Areia estão sempre ocultos aos olhos dos poderosos. Eles encontraram seu próprio caminho no desafio à ordem constituída. Cada um destes garotos terá a rua como educadora, a vida como mestre, a exclusão como metodologia de formação, e assim vão crescer, e se tornar homens, na prática de atividades ilícitas e no amadurecimento afetivo, seja ao lado de mulheres ou de outros rapazes. Pedro Bala, em sua trajetória existencial, passará de jovem marginal a líder comunista.

A estória Capitães de Areia retrata bastante a realidade do Brasil de hoje. Jorge Amado aborda este universo de uma forma cruel, sem maiores concessões ou sentimentos compassivos. Ele os revela exatamente como são e vivem, com vibração, guiados por uma estrita racionalidade e altas doses de arbítrio e firmeza, virtudes não restringidas pelo contexto adverso em que vivem.

Todos os livros são ótimos! Quais são os seus preferidos desta lista? Alguém aí já leu algum deles? E qual vocês ficaram curiosos em ler? Me contem tudo pelos comentários, é muito importante!

Obrigada por tudo pessoal

Advertisements

4 thoughts on “5 livros que você precisa ler!

  1. Pingback: Week 10 ♥ | Camafeu da Lia

  2. Pingback: Sorteio de aniversário: Águas para Elefante (Livro) ♥ | Camafeu da Lia

Gostou deste post? Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s