Skate – A História!

Sabe aquelas horas em que vocês não tem nada fazer? Então, foi assim que eu comecei a pesquisar sobre um assunto: como surgiu o skate? E foi pensando nos garotos que acessam o blog que eu decidi trazer essa curiosidade, é claro que eu sei que tem meninas que curtem este esporte, assim como eu, uma pena que eu não saiba andar, isso por que eu tenho um skate em casa, hahah! É uma leitura bem rápida e tranquila de ler, confiram!

Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas pode-se dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era em uma época aonde reinava o surf e a curtição total sobre uma prancha, mas como as coisas nunca davam certo aqueles mesmos surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em “shapes”, para que assim pudessem surfar em terra firme.
Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do ‘surf no asfalto’ se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.
Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esse esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quando ocorreu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas: a revista “Skateboarder”, uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competições de Biker’s.
Foi quando se deu a ‘morte’ do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas – que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito deles – lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculos. Daí se deu o street skate.
Lá pelos anos 70 houve o racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimos obstáculos. Surfava-se assim o ‘skate vertical’
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em “U” – os half pipes. O skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate.

O que acham deste tipo de post? Vocês gostam? Tem algum guri ou guria que sabe andar de skate? E tem alguém que morre de vontade, assim como eu, de andar de skate e fazer aquelas manobras mega legais? Me contem tudo pelos comentários, não se esqueçam é muito importante!

Beijos, Lia

(Adaptação: Via – Imagens Via: We Heart It)

Advertisements

One thought on “Skate – A História!

  1. Pingback: Week 10 ♥ | Camafeu da Lia

Gostou deste post? Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s