Mitos sobre os cabelos!

Quem nunca ouvi falar que cortar no cabelo na lua cheia vai deixar o cabelo volumoso ou até arrancar um fio branco e no lugar nascem dois? É, esse sãos alguns mitos que nós ouvimos muito por aí, principalmente das nossas avôs e mães, ihih! Para esclarecer sobre esse assunto eu fiz um post e selecionei os mitos mais falados e ainda dei dicas e se eu acredito ou não! Será que é verdade ou mentira? Confiram e saibam mais:

♥ Cortar o cabelo mensalmente acelera o crescimento

Esse mito é o mais conhecido e questionado. Dizem que cortar o cabelo mensalmente ajuda eles crescerem mais fortes e sadios. O fio cresce aproximadamente 1 cm por mês, cortando as pontas ou não. Cortar o cabelo todo mês ajuda a retirar as partes danificas, como pontas duplas e quebradas, deixando os visual mais saudável, mas não tem o poder de acelerar o crescimento.

♥ Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira e na crescente ajuda a crescer

Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, cortar os cabelos na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para o cabelo crescer mais rápido. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Mas, eu acredito, hihihi! Cada um, cada um.

  Os cabelos se acostumam com os shampoo

Isso é muito comum de se ouvir hoje em dia, que vocês usam um shampoo por um mês e seus cabelos acostumam com ele, assim ele deixa de produzir o efeito inicial. Isso é mentira. O que acontece é que os cabelos deixam de ficar totalmente limpos, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se  percebe é que o cabelo vai ficando mais oleoso, sem brilho e sem vida. O certo é descobrir qual é seu shampoo ideal, sendo que hoje não é difícil, pois encontramos shampoos para todos os tipos de cabelo. Uma dica que minha mãe dá para mim (ela é cabeleireira  mais não executa essa profissão, vai entender) é que toda vez que seu shampoo e condicionador acabar mude-o na troca, claro, de acordo com o seu tipo de cabelo.

 ♥ Água fria deixa o cabelo mais brilhante

Na verdade, o problema é a água muito quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, deixando o cabelo mais oleoso. A água fria fecha melhor as cutículas do cabelo e isso produz o brilho. O recomendado é optar por temperaturas mornas.

♥ Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos

Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias! Mas sempre com shampoo certo para o seu tipo de cabelo e sem massagens excessivas para não super estimular a produção de óleo.

♥ Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento

Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por horas e horas, sendo que a maioria especifica um tempo de tanto a tantos minutos, mas acredita-se que quanto mais tempo no cabelo mais hidratado vai ficar. Mas o que acontece é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, deixa-lo brilhante e saudável, assim, se deixar por muito tempo pode deixá-lo oleoso. Mais uma dica da minha mãe (linda) é que não deixe passar mais que 10 ou 15 minutos, e não é só ela que dá está dica não, muitos profissionais também falam, e por vezes recomendam é que na hora do banho mesmo, no momento em que vocês estiverem se depilando façam a hidratação, pode até ser por 5 minutos, isso vai ajudar e muito já!

♥ Cem escovadas à noite deixam os cabelos saudáveis e ajuda a crescer

Vemos muito esse hábito em filmes de época, pois de fato escovar os cabelos ativa a circulação no couro cabeludo. Mas  isso pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo, o que não é bom.

 Fios brancos arrancados nascem em dobro

É um mito no qual eu realmente não acredito! E isso é muito engraçado, pois já vi muita gente falando: “Não arranca um fio branco se não nasce dois no lugar”. Se fosse verdade, seria fácil ganhar volume nos cabelos. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira, porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina – a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível. Complicado né? Mas, quando você arranca um fio, não nasce em dobro.

E aí? O que vocês acham sobre esses mitos? Me contem tudo pelos comentários!

Bisous

Anúncios

4 thoughts on “Mitos sobre os cabelos!

  1. Minha vó que gosta dessas coisas haha.
    Mas eu não acredito em nada. Não tenho superstições, até porque sou católica e na Bíblia diz que não existem essas coisas.
    Mas realmente, quando comecei a tomar banhos menos quentes, meu cabelo melhorou muito.
    E acho que pode-se usar shampoo anti resíduos para limpar o cabelo e aí pode voltar a usar o mesmo shampoo. Eu uso o mesmo há mais de 10 anos :D

    • Avós sempre acreditam neste tipo de coisa, hahah!
      Se formos pensar em religião haverá várias respostas sobre isso!
      Como eu havia dito eu acredito, hahah! Cada um cada, não é?
      E é sim, isso também acontece com a nossa pele, quando mais a água for quente mais nossa pele fica oleosa.
      Bom, eu sempre mudo de shampoo e de tempos em tempos uso o anti resíduos! Mais de 10 anos? Uau!
      Bisous (:

  2. Pingback: Weeks 16-17 ♥ | Camafeu da Lia

Gostou deste post? Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s