As cinco faculdades que eu faria!

As cinco faculdades que eu faria!

Aloha! Alguns de vocês devem saber que eu já acabei o colegial no ano passado (saudades) e que no momento estou cursando turismo receptivo. Então, já tem um tempo que eu estou com vontade de fazer faculdade, não tenho pressa, mais quero decidir logo o que vou fazer. Foi aí que pensei em montar uma lista com cinco faculdades que eu faria! Confiram as minhas escolhas:

As cinco faculdades que eu faria!

1. Cinema (e Audiovisual)

Sobre o curso – É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para a veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Esse profissional participa de todo o processo de criação de vídeos e filmes, o que inclui roteiro, cenografia, fotografia, iluminação, figurino, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Na área de audiovisual, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, edita e dirige os programas e supervisiona a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Como conhece a legislação do setor, também faz a captação de recursos para novas produções. Pode trabalhar em produtoras de filmes, emissoras de rádio e de TV, agências de publicidade, empresas que desenvolvem sites e conteúdos para celular, empresas do setor público e ONGs. Outro campo de atuação para esse profissional são cinematecas, museus de imagem e som e centros de documentação privados e estatais, recolhendo matérias que preservam a história dos filmes ou dos locais de exibição. Cinema têm as atividades direcionadas principalmente para a produção de vídeos: como escrever roteiros, escolher o elenco e organizar o cenário. E os bacharéis em Multimídia se encarregam da parte mais técnica da comunicação, manutenção e supervisão de mídias eletrônicas e digitais.

Por quê? – Desde que comecei a fazer teatro percebi que estava me apegando mais ao detalhes quando assistia aos filmes, séries e teatro… E foi aí que decidi que cinema seria uma das faculdades que faria e com toda certeza farei, não por agora, mais quem sabe mais para frente!!! Esse é um dos universos que me fascina e parece ser tão legal você dar vida há algo.

As cinco faculdades que eu faria!

2. Engenharia Civil

Sobre o curso – É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Por quê? – Todo mundo diz que eu sou louca por querer cursar engenharia civil, que tem muito cálculo e tudo mais. Ou até mesmo falam que engenharia é muito parecido com arquitetura mais não é… eu vejo engenharia como um desafio – eu adoro esse tipo de coisa -, afinal essa é a parte mais técnica da técnica em relação a construções. E para mim não existe tempo ruim, é difícil… é, mais quem disse que eu não vou conseguir? E eu estou até querendo fazer a faculdade dela primeiro!

As cinco faculdades que eu faria!

3. Odontologia

Sobre o curso – É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne a cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. Em 2008, o órgão aprovou a inclusão de seis práticas integrativas e complementares à saúde bucal. A partir de 2009, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

Por quê? – Até agora vocês devem estar percebendo que nenhuma está se ligando com a outra, mais eu sou assim mesmo, odeio ficar na mesma coisa quando se trata de aprendizado… é chato. Odontologia é uma da área da saúde que eu super faria… ajudar as pessoas a ter um sorriso melhor, quem nunca? Eu gosto disso! Tudo bem que talvez eu não tenho estômago para anatomia, mais e daí? Já disse que gosto de desafios?

As cinco faculdades que eu faria!

4. Arquitetura e Urbanismo

Sobre o curso – É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Por quê? – É como eu havia dito… arquitetura e engenharia estão longe de serem parecidas, afinal engenharia cuida da parte mais técnica, já a faculdade de arquitetura e urbanismo cuida da parte mais estética – eu posso estar enganada em relação à isso -, e eu sempre fui fascinada por arquitetura antiga… principalmente os prédios do centro de São Paulo, aqueles bem do centrão mesmo! Ou o estilo da arquitetura do sul do Brasil… é tão mágico que eu me vejo fazendo aquilo!

As cinco faculdades que eu faria!

5. Medicina Veterinária

Sobre o curso – O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

Por quê? – Essa daqui é um caso sério de amor e ódio… porquê amor: eu sempre fui apaixonada por animais e quando era pequena até a minha adolescência o meu foco era ser médica veterinária, ajudar os animais que estavam doentes, eu até pegava meus ursinhos e até meus animais de estimação para cuidar – claro que eu não maltratava -, agora o caso do ódio é simplesmente por que não sei se aguentaria ver algum bichinho na minha frente doente, sou chorona demais em relação à bichos… uma vez eu fui levar minha cachorrinha ao veterinário e olha… não aguentei vendo ela tirar sangue, deu um aperto no coração só de ver ela chorando, chorei junto! Mais sem dúvidas faria!

As cinco faculdades que eu faria!

Extra: Medicina

Sobre o curso – É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Pode trabalhar ainda como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da medicina.

Por quê? – Claro que eu não poderia deixar de colocar um extra, eu ia colocar outra coisa, mais desde que comecei a mudar de ideia em relação a faculdade que eu me vi cursando medicina, acho legal essa história de salvar vidas e tudo mais, porém… o problema está em mais uma vez: será que eu vou ter estômago para ver tanta coisa? Aí eu já não sei, mais a ideia de ajudar ao próximo fala mais alto!

Vocês perceberam que quase nenhuma delas se relacionam, até podem estar ligadas, mais em geral tem focos totalmente diferente uma da outra. Sem dúvidas quero cursar três delas pelo menos e não ligo se eu estiver velha ou não. Conhecimento é conhecimento! É isso pessoal! Espero que tenham gostado e me contem se algum da lista chamou a atenção e qual vocês gostariam de cursar ou já está fazendo isso! E ah, me falem quais outras faculdades vocês gostariam de fazer… Comentem!!!

Acompanhem o Camafeu da Lia nas redes sociais: Facebook, InstagramTumblr e Twitter.

(“Sobre os cursos” via: Guia do Estudante)

One thought on “As cinco faculdades que eu faria!

Gostou deste post? Comente!

